Home » Arquivo de conteúdo » Caxias: Campanha de Vacinação contra a gripe começa sábado

Caxias: Campanha de Vacinação contra a gripe começa sábado

Caxias: Campanha de Vacinação contra a gripe começa sábado

A secretaria de Saúde de Duque de Caxias começa a partir deste sábado (9/5) a vacinação dos moradores de todos os distritos, contra o vírus da gripe Influenza. Das 9h às 17h profissionais de saúde estarão atendendo a população em todas as unidades de saúde do município. A campanha de imunização será aberta na Unidade Básica de Saúde (UBS),no bairro Amapá, na Rua Andréia. A meta é atingir 80% da população. A campanha Nacional garante proteção antes do início do inverno, período de maior circulação da gripe que é de maio a agosto.

A vacina estará disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulher no período de 30 dias após o parto, seja ele normal ou cesariana) ,pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças como diabetes, hipertensão e problemas pulmonares com prescrição médica. A gripe influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.

Os sintomas da gripe Influenza são idênticos aos causados pelos vírus de outras gripes e requer cuidados especiais. Quem apresentar febre  alta, acima de 38º, 39º, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, além de irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Também podem ocorrer diarreia e vômitos. Quem apresentar esses sintomas deve procurar o mais rápido possível uma unidade de saúde do município. O período de encubação varia de 3 a 5 dias e se dá por via aérea e contato direto com animais e objetos contaminados e de pessoa para pessoa.

 A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.


Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *