Home » Notícias » Cidadania » Caxias comemora Dia do Homem com ações de saúde e orientações

Caxias comemora Dia do Homem com ações de saúde e orientações

Para comemorar o Dia Nacional de Saúde do Homem, a prefeitura de Duque de Caxias realizou nesta segunda-feira (15/7), ações de  prevenção em saúde,  orientações jurídicas e psicológicas na  Praça do Pacificador,no Centro. As atividades fazem parte do Programa Saúde do Homem que,em parceria com o Centro de Referência do Homem, ofereceu ao público masculino os programas de diabetes, hipertensão, tuberculose,tabagismo e DST/AIDS. Também foram distribuídos preservativos,materiais informativos sobre a Lei Maria da Penha, além de inscrições para o banco de empregos da secretaria municipal de Trabalho, Emprego e  Renda. A ação terá continuidade nesta terça-feira (16/7), a partir das 9 horas, quando será realizada na Praça da Rua Dois, no bairro Jardim Primavera.

Na Praça do Pacificador, as tendas para aferição de pressão e glicose foram as mais procuradas

Na Praça do Pacificador, as tendas para aferição de pressão e glicose foram as mais procuradas

Segundo o coordenador da Saúde do Homem, Silvestre Gouveia, a iniciativa foi uma maneira de destacar a importância da prevenção, principalmente entre os homens, que não possuem o hábito de procurar a rede de saúde. “Queremos chamar a atenção dos homens porque possuem expectativa de vida menor em comparação  as mulheres, assim como qualidade de vida inferior também. O motivo é  que não procuram o sistema de saúde, só em casos de alta complexidade. Pelo menos uma vez por ano deveriam procurar o atendimento básico como fazem as mulheres”, disse.

Equipes abordaram os homens na Praça do Pacificador. A maioria se surpreendeu ao saber do dia comemorativo

Equipes abordaram os homens na Praça do Pacificador. A maioria se surpreendeu ao saber do dia comemorativo

Coordenador do Centro de Referência do Homem, Paulo César da Conceição, ressaltou que os cuidados com a saúde determinam como será a qualidade de vida na terceira idade. “A nossa intenção é incentivar,promover e envolver o homem com relação à importância do cuidar de si.Queremos estimular o homem a se cuidar”, explicou.

O motorista André Luiz de Oliveira Alencar, de 38 anos, estava passando pela praça quando foi abordado por uma das equipes da ação. Ele, que não sabia que o homem também tem seu dia, aprovou a iniciativa da prefeitura antes de ressaltar a importância dos cuidados com a saúde. “Fiquei surpreso em saber que o homem também tem dia. Achei ótimo o que está sendo feito. Uma coisa como esta ainda não tinha acontecido em Caxias. É uma oportunidade de dar uma olhadinha em como anda nossa saúde”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *