Home » Duque de Caxias » Caxias: Mamógrafo móvel tem grande procura no primeiro dia de atendimento

Caxias: Mamógrafo móvel tem grande procura no primeiro dia de atendimento

As mulheres de Duque de Caxias podem a partir desta terça-feira (4/2) fazer o exame preventivo do câncer de mama, no mamógrafo móvel, que ficará estacionado na Praça do Pacificador, no centro, até o dia 26. O início das atividades contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso e do secretário estadual de Saúde, Marcos Musafirm, e do secretário municipal de Saúde Camilo Junqueira. Doença que afeta anualmente cerca de 13 mil mulheres no país, a presença do mamógrafo tem entre seus objetivos o de incentivar as moradoras da cidade a cuidarem da saúde.

O prefeito Alexandre Cardoso enfatizou durante a solenidade de abertura do atendimento do mamógrafo móvel, a importância da presença do equipamento na cidade. “Quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial a possibilidade de cura é 20 vezes maior. Ou seja, 96% das pacientes ficam completamente curadas. Enquanto uma paciente com nível 4, a possibilidade é menor. Por isso, trouxemos o mamógrafo para Caxias visando incentivar as mulheres a se examinarem.  Estamos investindo na saúde do município e, sem dúvida, a parceria que formamos com o governo federal e estadual vem trazendo grandes benefícios. Ainda esta semana será inaugurada a primeira UPA infantil do país”, afirmou.

Para o secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, o objetivo de trazer o caminhão com o mamógrafo é garantir à população a oportunidade de fazer exame preventivo. “Temos a responsabilidade de levar a saúde para as pessoas. Se a mulher cuida de sua saúde os demais membros da família certamente irão se cuidar também”, disse.

“Estamos incentivando as mulheres a se cuidarem, principalmente aquelas na faixa etária de 50 a 59 anos, onde há maior incidência do câncer de mama. É preciso destacar que os atendimentos precisam passar pelo sistema de regulação. Trouxemos para a praça o trailer da Saúde, com uma ginecologista para fazer o atendimento prévio”, explica o secretário de Saúde de Caxias, Camilo Junqueira.

Estiveram presentes a primeira- dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, o vice- prefeito Laury Villar, o presidente do Legislativo do município, Eduardo Moreira, vereadores, deputados estaduais, secretários municipais e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

A dona de casa Irani Lima da Silva, 61 anos, não precisou esperar muito tempo para fazer o exame da mama. O pedido foi feito há uma semana. “Poucos dias depois de receber o pedido de exame fui informada que o mamógrafo estaria em Caxias e iria fazer o exame lá.  Achei ótimo a prefeitura ter trazido o equipamento para a cidade”, disse.

Quem também aprovou a iniciativa da prefeitura foi a cabelereira Angélica Alves de Assis. “A médica detectou algo no meu seio e indicou o exame. Foi bom, porque farei o exame sem pagar nada e não tive de esperar muito tempo. Achei bom a prefeitura ter trazido o mamógrafo, poderia vir mais vezes para atender um número grande de mulheres”, revelou.

 

SERVIÇO

Atividade: Mamógrafo Móvel.

Local: Praça do Pacificador, centro.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h, até o dia 26 de fevereiro.

Capacidade de exames: Cerca de 60 mamografias e 30 ultrassonografias diárias; além de 25 biópsias semanais.

Meta de atendimento: 600 pessoas até o dia 26 de fevereiro.

Exigência para realização do exame: Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e pacientes encaminhados pela secretaria de Saúde de Duque de Caxias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *