Home » Duque de Caxias » Caxias: Meta é vacinar 147 mil contra a gripe

Caxias: Meta é vacinar 147 mil contra a gripe

Caxias: Meta é vacinar 147 mil contra a gripe

unnamed

A expectativa da Secretaria de Saúde de Duque de Caxias é vacinar cerca de 147 mil caxienses contra a gripe durante a campanha nacional “Dia D Contra a Gripe”, iniciada neste sábado (26/04), em parceria com o Governo Federal. Todas as unidades de saúde do município estarão à disposição da população até o dia 9 de maio quando se encerra a campanha. Podem vacinar gratuitamente crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, ou com outras condições clínicas especiais.

“O Dia “D” tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para o público prioritário no Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha de vacinação é realizada no período que antecede o inverno porque a criação de anticorpos ocorre entre duas e três semanas após a aplicação da dose. O período de maior circulação da gripe é de final de maio a agosto.  As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados, sem a necessidade de prescrição médica”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Graça Lana.

No Centro Municipal de Saúde, no Centro, a procura foi  grande durante todo o sábado com pais e filhos, além de idosos, em busca da imunização contra a gripe. “Não deixo passar nem um ano, ainda mais neste período com tantas mudanças de temperatura”, disse o profissional autônomo Luiz Carlos Gonçalves, de 40 anos, com o filho Pedro Henrique, de 2 anos.

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados, como lavar as mãos, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados.

Veja a lista completa das unidades de saúde no site da Prefeitura de Duque de Caxias. (www.duquedecaxias.rj.gov.br).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *