Home » Duque de Caxias » Caxias: Peça do “Escola Vai ao Teatro” estimula leitura na rede municipal

Caxias: Peça do “Escola Vai ao Teatro” estimula leitura na rede municipal

As histórias infantis, os romances, a Bíblia Sagrada, a literatura de cordel, a música e os livros de poesia e didáticos ganharam vida na apresentação da peça “Novos Amigos”, da companhia teatral do Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias, e garantiram a diversão dos alunos das creches e escolas municipais que participaram do projeto “A Escola Vai ao Teatro” nesta quinta-feira (28/8), no teatro Raul Cortez. A iniciativa da secretaria municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e da secretaria municipal de Educação.

A peça conta a história de uma mãe que pede à filha para colocar os livros velhos no porão de casa junto com outros objetos sem utilidade. A partir daí a menina passa a ter contato com a leitura, descobre um novo mundo e ganha novos amigos. “O objetivo da peça é justamente estimular o gosto da criança pela leitura. Essa peça foi pensada e escrita para o público infantil”, explicou o diretor Guedes Ferraz.

Aluno da creche municipal Gandur Assed, Lucas Gomes de Ervazo, de 7 anos, não escondia a felicidade da primeira vez no teatro. “A parte que eu mais gostei foi na hora que a menina começa a contar piadas. Achei bem engraçado. Gostei muito da peça”, disse o morador do Parque das Missões.

As escolas municipais Professora Dalva Borges da Cunha, Rotary, Santa Luzia, Professora Maria de Araújo da Silva, Almirante Tamandaré, Laurentina Cardoso e Nova Campinas também mandaram alunos para as apresentações da peça “Novos Amigos”.

Escola Vai ao Teatro

Iniciado em julho, o projeto se estenderá até setembro, sempre em três horários alternativos (10h, 14h e 16h), levando gratuitamente ao teatro alunos dos quatro distritos, com apresentações de companhias teatrais da Baixada Fluminense. Todos os estudantes recebem lanches e transporte até o teatro Raul Cortez.

Entre as principais propostas do projeto estão: oportunizar espaços de sociabilização para as crianças, através da arte; estimular a apreciação das diferentes abordagens desenvolvidas pelo teatro; compreender o teatro como forma eficaz de aquisição de conhecimento. Além disso, pretende-se desenvolver a sensibilidade dos educandos na perspectiva da arte e da educação, promovendo o contato com o teatro dentro e fora da escola.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *