Home » Notícias » Cursos e Concursos » Caxias: Prefeitura leva cursos profissionalizantes à Xerém

Caxias: Prefeitura leva cursos profissionalizantes à Xerém

Os moradores de Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, podem a partir de agora frequentar um dos cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), inaugurado nesta segunda-feira (2/3). A unidade irá funcionar no anexo da Igreja Metodista Wesleyana da Mantiquira, com cursos de idiomas (inglês e espanhol) para adultos e crianças, Informática, locutor comercial e auxiliar administrativo.  Serão beneficiadas cerca de 300 pessoas.

Esta não é a primeira vez que a igreja desenvolve uma parceria com a prefeitura. No temporal de janeiro de 2013, quando centenas de pessoas ficaram desalojadas naquela região, o local serviu como centro logístico de captação e distribuição de alimentos, água, roupas, kits de higiene e cadastramento daqueles que foram afetados pela chuva.

Em seu discurso o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação Tatyane Lima, destacou a integração não só com a igreja, mas que deseja desenvolver parcerias que contribuir no benefício do caxiense. “Caxias tem um novo estilo de política, onde todos estão de mãos dadas. Queremos que as pessoas falem inglês, que se profissionalizem e possam melhorar de vida. Estamos trazendo a escola que muda a vida das pessoas”, afirmou o prefeito, destacando o apoio que recebeu na época do temporal que afetou Xerém, logo no início de sua administração.

O vice- prefeito Laury Villar também ressaltou importância dos cursos profissionalizantes. “Ainda na campanha esta era uma das promessas, e estamos cumprindo ao multiplicarmos os cursos e ampliando o número pessoas atendidas em toda Caxias”, disse.

Segundo o presidente da Fundec, Elder Lugon, a unidade atenderá semestralmente cerca de 300 pessoas e é a oportunidade para se capacitar para o mercado de trabalho. “Os alunos terão aulas em salas climatizadas e com todo o conforto para poderem aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho.  A nossa estimativa é atender cerca de 300 pessoas por semestre”, revela.

O reverendo Aguinaldo Valladares lembrou um encontro com o então candidato a prefeito de Caxias, onde discutiram a possibilidade de aproveitar espaços em igrejas para implantar cursos profissionalizantes. “Na época conversamos sobre esta possibilidade e, agora, abrimos as portas para trazer cursos profissionalizantes.  Estivemos juntos durante a enchente de janeiro de 2013. Hoje, temos seis salas que atenderão a comunidade para inseri-las no mercado de trabalho”, comentou.

Participaram da solenidade secretários municipais, subsecretários, vereadores, o deputado estadual Dica, lideranças religiosas e comunitárias.


Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *