Home » Duque de Caxias » Caxias: Prorrogado prazo para recadastramento de beneficiários de programas sociais

Caxias: Prorrogado prazo para recadastramento de beneficiários de programas sociais

Devido a um problema técnico do Sistema de Cadastro Único nesta quarta-feira (18/6), a secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), prorrogou a data-limite para a atualização do cadastro das famílias incluídas no lote 2 da Averiguação Cadastral. Com isso, os beneficiários convocados pelo órgão para fazer o recadastramento terão até o dia 26 de junho para comparecer à sede da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, no bairro 25 de Agosto.

O recadastramento tem como objetivo garantir a veracidade e atualização dos dados declarados no Cadastro Único. Todo ano é feito o cruzamento dos dados do CadUnico com outras bases de dados do Governo Federal. Quando são encontradas diferenças entre as informações declaradas no Cadastro e as das outras bases de dados, as famílias são chamadas para atualizar o seu cadastro.

O responsável familiar precisa levar obrigatoriamente o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o título de eleitor, sendo dispensado dessa obrigatoriedade o responsável de família indígena ou quilombola, que podem levar qualquer outro documento de identificação (certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, carteira de trabalho ou Registo de Nascimento Indígena-RANI). Também é necessário levar pelo menos um documento das outras pessoas da família.

O MDS recomenda que se leve comprovante de residência e comprovante de matrícula das crianças que estão na escola. Na hora de atualizar o cadastro é importante informar um telefone para contrato.

Depois da atualização, as informações são enviadas para o sistema. O beneficiário só voltará ao programa caso a família continue no perfil do programa Bolsa Família. Ainda assim, dependendo das mudanças na renda e na composição cadastral, pode ser que o benefício mude de valor. Em alguns casos é necessária uma visita da equipe do Cadastro Único ao domicílio da família.

Serviço

Ação: Prorrogação da Averiguação e Revisão Cadastral

Local: Sede da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618, bairro 25 de agosto)

Prazo: até dia 26 de junho

Horário: das 8h às 17h


Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *