Home » Duque de Caxias » Duque de Caxias inicia campanha contra a tuberculose

Duque de Caxias inicia campanha contra a tuberculose

Nem a chuva intermitente, o frio e o tráfego intenso de caminhões de lixo impediram os profissionais da Secretaria de Saúde de iniciar, no bairro Jardim Gramacho, a Campanha de Combate à Tuberculose, cujo cronograma de ação se estenderá até o final do ano. Cinco equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), com mais de 30 agentes comunitários, estão visitando os cerca de 20 mil moradores do bairro. A meta é atingir pelo menos 20% da população.

O objetivo da campanha é detectar pessoas que apresentem os sintomáticos respiratórios a fim de identificar o diagnóstico precoce da doença, mapeando possíveis fontes de infecção, além de alertar os moradores sobre a doença e fazer o encaminhamento dos suspeitos de tuberculose para tratamento em postos do município.

De acordo com Maria Cristina Gil, coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose, de cada 200 sintomáticos respiratórios, principal evidência da doença, geralmente oito pessoas são diagnosticadas com a enfermidade. “Um número alarmante para a saúde. Nossa cidade, apesar de todas as campanhas e esforços no combate à doença, está em segundo lugar no ranking do estado, ficando atrás apenas do município do Rio de Janeiro”, alertou, informando ainda que a cidade possui mais de mil notificações e que a tuberculose, hoje, apresenta multirresistência, ou seja, o bacilo está ainda mais forte, resistindo aos antibióticos.

Andreia de Souza Sansão, 38 anos, é dona de casa e mora na Avenida Pistóia. Atenta à saúde, ela recebeu a visita da agente comunitária Vera Lúcia Ferreira, de 56 anos. “Não tenho tosse, mas se tivesse seria a primeira a ir ao posto de saúde. Esse tipo de campanha é muito importante porque alerta a população. A gente que não tem conhecimento precisa de informação”, agradeceu a dona de casa. Já a agente de endemias Noelia Alves, 59 anos, é hipertensa e aproveitou um intervalo do trabalho para medir a pressão arterial e aderir à campanha. “A gente que trabalha com saúde tem uma obrigação ainda maior de se prevenir”, disse.

O secretário de Saúde, Danilo Gomes, alerta: “às vezes as pessoas estão tossindo há mais de três semanas e acham que é alergia ou porque fumam e, nem sempre é verdade. O tratamento para a cura da doença é simples. Basta o paciente tomar nos horários certos a medicação, que é fornecida gratuitamente, durante seis meses”, afirmou. “Existem muitos mitos envolvendo a tuberculose e os doentes têm receio de dizer que têm a doença. As pessoas em tratamento não precisam ser isoladas, nem ter talheres ou roupas de cama separadas dos outros moradores de sua casa. Mas o ambiente em que ela vive precisa ser arejado. A doença só é transmitida por via aérea, ou seja, por tosse ou ao se falar muito perto das outras pessoas”, explicou Fátima Saieg, coordenadora geral dos Programas de Saúde em Duque de Caxias, acrescentando que cerca de mil pessoas receberam tratamento e foram curadas pelo Programa de Tuberculose no município desde 2009.

Além da campanha, todos os postos atendem de segunda à sexta, das 9h às 16h, pacientes que apresentam o sintoma. Os médicos fazem o exame e encaminham ao Centro Municipal de Saúde. Em 48 horas sai o diagnóstico e, em caso positivo, o agente vai à casa do paciente informar para que o tratamento seja iniciado, interrompendo, dessa forma, o processo de transmissão. Para contemplar todo Jardim Gramacho no dia 20 de maio a campanha será repetida no bairro.

 

Cronograma de atividades


1° distrito

20 de maio – Jardim Gramacho I, II, III e IV
27 de maio – Trevo das Missões
03 de junho – Gramacho I, II e III
17 de junho – Sarapuí I e II

2° distrito

08 de julho – Nelson Chaves de Araújo
22 de julho – Pilar III, IV e V


3° distrito

05 de agosto – Codora I, II e III
19 de agosto – Cristóvão Colombo
02 e setembro – Jardim Anhangá I e IV
16 de setembro – Jardim Anhangá II e III
07 de outubro – Nova Campina I, II, III e IV
21 de outubro – Parada Angélica I, II e III
04 de novembro – Santa Lúcia I e II
4° distrito

18 de novembro – Jardim Olimpo
11 de novembro – Santa Rosa
25 de novembro – Santo Antônio da Serra

 


Fonte:
Prefeitura de Duque de Caxias
Texto: Cecília Rodrigues

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *