Home » Duque de Caxias » Duque de Caxias: Obras do novo Hospital Duque deverão ser entregues em julho

Duque de Caxias: Obras do novo Hospital Duque deverão ser entregues em julho

hospitalduque “O novo hospital Duque vai ser o melhor complexo hospitalar policlínico do Brasil”. A garantia partiu do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, durante a visita que centenas de moradores da cidade, neste sábado (17/05) às obras da primeira fase da nova unidade de saúde que deverão estar concluídas até o final de julho. A previsão é de que o complexo comece a funcionar com atendimento ambulatorial em agosto em todas as especialidades. Durante quase três horas o prefeito Alexandre Cardoso, o vice-prefeito Laury Vilar, o secretário municipal de Saúde, Camilo Lelis Junqueira, a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação Tatyane Lima percorreram o terceira e o quarto andares, onde funcionarão os ambulatórios, laboratório e o centro de imagens e endoscopia. A segunda fase deverá estar concluída no final do ano.

            Na segunda visita feita para acompanhar o andamento das obras, os moradores saíram satisfeitos com o que viram e conversaram com o prefeito. Questionamentos e sugestões foram apresentados e respondidos pelo prefeito Alexandre Cardoso que falou das dificuldades encontradas ao assumir o governo no ano passado. “Hoje o Duque representa a realização de sonho de toda população. Na policlínica o paciente que precisar poderá ficar internado até três dias. Se for necessária internação mais prolongada ou cirurgia o paciente será encaminhado ao hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo ou a uma unidade federal ou estadual com a especialidade que o paciente precisa para sua recuperação”, disse o prefeito aos visitantes.

            Um momento marcante durante a visita foi à chegada do estudante Mateus Campelo, de 12 anos que nasceu na Maternidade do antigo Hospital Duque no dia 8 de junho de 2001. Morador da Rua Nina Rodrigues ele fez questão de cumprimentar o prefeito Alexandre Cardoso e mais tarde apresentou sua mãe, a dona de casa Gerusa Campelo.

            Vizinha do hospital no bairro Senhor do Bonfim, Ivete de Siqueira Pinto, de 64 anos fez questão de voltar ao hospital para ver o andamento das obras. “Está uma maravilha. Usei muito o antigo hospital Duque e pelo que estou vendo o prefeito está cumprindo mais uma promessa”, disse a moradora da Rua Manoel Lucas.

Fechado há quase seis anos o Hospital Duque vai oferecer atendimento entre outras áreas de ortopedia, centro de imagens, fisioterapia, cardiologia, eletrocardiograma, pediatria, odontologia, inclusive para portadores de necessidades especiais e oftalmologia com tratamento e cirurgia de catarata. A emergência vai funcionar 24 horas. “Também teremos atendimento na ária de psiquiatria”, anunciou o prefeito Alexandre Cardoso que também cuidará dos homens acima dos 50 anos nos exames e tratamento de próstata.

O prefeito Alexandre Cardoso disse ainda aos moradores que com a entrada em funcionamento do hospital Duque e com a ampliação das Unidades de Saúde da Família (USF) os problemas de saúde no município vão diminuir. Ele falou também da UPA que está sendo construída junto ao Hospital Dr. Moacyr Rodrigue do Carmo e da UPA Infantil, a primeira do Brasil, inaugurada ao lado do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, que está em obras. “Vamos marcar uma visita ao hospital infantil e espero a presença de vocês, moradores preocupados com a saúde no município”, ressaltou o prefeito.

Também estiveram presenta à visita secretários e subsecretários, deputados, vereadores e lideranças comunitárias dos distritos.

O novo Hospital Duque vai ficar assim quando concluído:

Pavimento térreo (segunda fase) – Funcionará o setor de reabilitação e terapia.  Através de convênio com a Unigranrio serão oferecidos serviços de Fisioterapia, reabilitação aquática e cinesioterapia.

Segundo Pavimento (segunda fase) –  Neste setor funcionará a Central de Emergência 24 horas, diagnóstico e terapia (internação de curta duração), sala de Raios X, Mamografia, Densimetria óssea e tomografia.

Terceiro Pavimento (primeira fase) –   Pequenas cirurgias, laboratório de análises clínicas, ergometria, ultrassonografia, eletroencefalograma, ultrassonografia, endoscopia, espirometria, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Quarto Pavimento (primeira fase)  – Policlínica ambulatorial adulto e infantil nas especialidades: clínica médica, pediatria, odontologia, cardiologia, pneumologia, proctologia, urologia, gastroenterologia, nefrologia, psiquiatria, otorrino, cirurgia vascular/angiologia, dermatologia, cirurgia pediátrica, ortopedia, nutrição, psicologia e oftalmologia.

Endereço do Hospital Duque de Caxias: Rua Manoel Lucas, s/nº- bairro Senhor do Bonfim.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *