Home » Duque de Caxias » Duque de Caxias: Saúde promove ações de combate contra a Leptospirose

Duque de Caxias: Saúde promove ações de combate contra a Leptospirose

A Coordenadoria Municipal de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses intensifica as ações de combate aos roedores nas principais praças dos quatro distritos de Duque de Caxias, para evitar a possibilidade de casos de leptospirose – doença transmitida pela urina dos ratos. Nesta quinta-feira (05/03), inicia em 20 praças uma ação profilática a doença, que também será estendida para as redes de esgoto e águas pluviais das proximidades das praças (ruas, avenidas e estações ferroviárias).

“Neste período de fortes chuvas no Estado, cria um ambiente muito favorável para que a população tenha contato com a urina dos roedores. É uma ação preventiva que auxilia o combate da doença e as infestações desses animais”, explicou o coordenador o coordenador de Vigilância Ambiental, Alessandro de Deus Mello.

Os agentes de endemia estarão realizando as ações nas praças com raticida (veneno) e combatendo ninheiras (ninhos) dos roedores. A Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Controle de Vetores e Zoonoses disponibiliza para população o telefone 0800-2827788 de segunda a sexta-feira das 9h às 17h para os casos de roedores em infestação nas residências.

A Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. Em humanos os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarreia e erupções na pele. Se não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. A doença é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina. O tempo desde a exposição à bactéria para que a pessoa fique doente é de dois dias a quatro semanas.

Relação das praças

– Pacificador (Centro)

– Humaitá (25 de Agosto)

– Roberto da Silveira (25 de Agosto)

– Bandeira (Vila São Luiz)

– Apoteose (Vila São Luiz)

– Galo (Parque Fluminense)

– Sarapui (Sarapui)

– Avenida Rio Branco (Gramacho)

– Jardim Leal (Jardim Leal)

– Relógio (Centro)

– Olavo Bilac (Olavo Bilac)

– Doutor Laureano (Doutor Laureano)

– Sossego (Pantanal)

– Saracuruna (Saracuruna)

– Rua Dois (Jd. Primavera)

– Campos Elíseos (Campos Elíseos)

– Mantiquira (Mantiquira)

– Figueira (Figueira)

– Gerador (Pilar)

– Alcir Cavalieire (Jardim Gramacho)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *