Home » Duque de Caxias » Duque de Caxias tem Dia D de combate a dengue e a febre chikungunya neste sábado

Duque de Caxias tem Dia D de combate a dengue e a febre chikungunya neste sábado

Com objetivo de conscientizar os moradores de Duque de Caxias sobre a importância do combate ao mosquito transmissor da dengue que também transmite a febre chikungunya, a secretaria municipal de Saúde vai promover neste sábado (10/01) uma grande ação na Praça do Pacificador, no Centro. O “Dia D” de combate a doença será realizado das 9h às 11h e contará com equipes do Departamento de Vigilância em Saúde que vão conversar com moradores e distribuir material informativo sobre a doença. Os agentes e profissionais de saúde também receberão denúncias de locais com criadouros do mosquito Aedes aegypti e pedidos para colocação de capas de caixa d’água nas residências. As ações serão realizadas em todo o município, segundo o coordenador de Vigilância Ambiental, Controle de Vetores e Zoonoses, Alessandro de Deus.

A febre chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus, e transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas são dor na cabeça e muscular e nas articulações, além de febre alta e manchas vermelhas pelo corpo, que podem durar de três a dez dias. A letalidade é rara e menos frequente que nos casos de dengue, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No Brasil a febre chikungunya foi registrada pela primeira vez em setembro do ano passado. Já teriam sido identificados mais de mil casos da doença no país.

A orientação das autoridades de saúde é que as pessoas possam dedicar dez minutos de seu tempo em casa para reforçar as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. Os moradores devem verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta entre outras medidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *