Home » Agenda Cultural » Escola de Carnaval estimula arte e cultura em Duque de Caxias

Escola de Carnaval estimula arte e cultura em Duque de Caxias

Escola de Carnaval estimula arte e cultura em Duque de Caxias

unnamedRealizada pela primeira vez na quadra da escola de samba Acadêmicos da Grande Rio, a Escola de Carnaval encerra nesta quarta-feira (2/7), as aulas do segundo módulo dos cursos de Inglês, Arte e Cultura; Produção Cultural e Designer no carnaval; Pintura Artística; e Figurino, Moda e Carnaval, oferecidos em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais (Fundec).  A avaliação desses sete meses de aulas é positiva entre os responsáveis pelo projeto.

“Os resultados até aqui foram muito bons. A Escola de Carnaval é uma forma de incentivar a educação através da arte, dando aos nossos alunos a oportunidade de serem inseridos no mercado de trabalho”, destacou a vice-presidente da Fundec, Suely Lemos.

O projeto Escola de Carnaval, da Pimpolhos da Grande Rio, teve início em 2005, no barracão da agremiação, na zona portuária do Rio de Janeiro. Em 2013, a escola mirim buscou a parceria com a Fundec e trouxe as atividades para mais perto da população de Duque de Caxias com o objetivo de promover a educação e a inclusão social através da arte e cultura.

Para o diretor de Educação da Fundec, Pedro Ernesto, essa experiência com a Pimpolhos da Grande Rio mostrou o potencial de empregar os moradores da cidade no mercado de trabalho tanto do carnaval quanto cultural. “Com o passar do tempo observamos que o curso tem uma capacidade muito grande de empregar nossos alunos, principalmente no período de carnaval. Pretendemos fazer os ajustes necessários para podermos dar continuidade a essa parceria que vem dando certo”, afirmou.

A gerente de produção da Pimpolhos da Grande Rio, Cintia Rosa, também elogiou a parceria. “Os cursos estão tendo ótimos resultados, com um grande desenvolvimento dos alunos. No final do ano, teremos profissionais aptos a realizarem as atividades ”, disse.

A metodologia de ensino do projeto tem como objetivo estimular a criação dos participantes do curso através do trabalho coletivo, desenvolvendo o senso crítico e de cidadania. O direcionamento pedagógico do curso é elaborado por profissionais do carnaval, artistas e educadores, fazendo da Escola de Carnaval uma escola de conhecimento, cultura, arte e valores.

“Tivemos que fazer algumas mudanças na nossa metodologia aqui na quadra. Observamos o nível de cada aluno, o interesse, além do envolvimento deles com as aulas, e passamos a ter uma maior conexão pedagógica. O projeto da Escola de Carnaval foi ousado ao mudar seu formato e pensar na quadra da escola de samba como um centro cultural, agregando outros valores. Se pudéssemos ter trabalhos semelhantes em todas as quadras, as comunidades ganhariam muito”, explicou Otávio Avancini, professor de Pintura Artística.

O carnaval de 2014 foi a primeira oportunidade para os participantes mostrarem o que aprenderam durante os primeiros meses de aula. Os alunos ajudaram na produção do desfile da escola Pimpolhos da Grande Rio, que levou o enredo “O povo, a bola e a terra – de Recife à Caxias” para avenida.

Moradora do bairro Doutor Laureano, Flavia Fontes, de 33 anos, participa das atividades desde o início, em novembro, e revela que aprendeu bastante coisa nesse período. “Fiquei sabendo dos cursos da Escola de Carnaval através das redes sociais e resolvi me inscrever. Os professores são ótimos e muitas coisas que aprendo aqui acabo utilizando no meu trabalho. Posso dizer que minha visão de arte mudou”, afirmou a aluna que trabalha em um ateliê de artes.

Além de Otávio Avancini, professor de Pintura Artísitica, dão aulas dos cursos da Escola de Carnaval os professores Horlan Gentil e Joana Bueno (Figurino, Moda e Carnaval); Priscila Lacerda (Produção Cultural e Designer do Carnaval); e Clair Freeman (Inglês, Arte e Cultura), sob a supervisão do coordenador Glauciano Porto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *