Home » Duque de Caxias » Novo prefeito de Duque de Caxias anuncia secretários

Novo prefeito de Duque de Caxias anuncia secretários

Novo prefeito de Duque de Caxias anuncia secretários

Alexandre Cardoso é empossado prefeito de Duque de Caxias

Novo prefeito eleito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso é empossado

Novo prefeito eleito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso é empossado

A cidade de Duque de Caxias já tem um novo prefeito. É  o médico Alexandre Cardoso, que foi empossado na tarde desta terça-feira (1/1) em solenidade na Câmara de Vereadores, junto com seu vice, Laury Villar . Na ocasião também tomaram posse em seus cargos os 29 novos vereadores.  A sessão foi presidida pelo vereador Eduardo Moreira (PT), que também será o presidente do  Legislativo municipal,  contou com a presença do deputado federal  Áureo Lídio e dos deputados estaduais Dica, Samuquinha,  Geraldo Moreira, da chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha.  Em seguida, o novo prefeito do município participou de um culto ecumênico na Praça Roberto Silveira onde anunciou seu secretariado e as primeiras medidas de sua administração, como o pagamento do 13 salário, contratação em caráter emergencial de profissionais para a área de Saúde, operação tapa-buraco, pagamento dos salários dos funcionários das empresas que prestavam serviço à Prefeitura, inicio da coleta de lixo e o corte de 30% dos cargos comissionados.

No discurso da apresentação de seus colaboradores, Alexandre Cardoso lamentou o estado de abandono em que se encontra a cidade, lembrando que  nos quatro dias que antecederam a sua posse , coordenou uma operação emergencial de retirada do lixo que se encontrava jogado nas ruas, obrigando a deixar de lado a composição de todo o secretariado. “ A cidade tinha 50 mil toneladas de detritos, conseguimos retirar neste período 10 mil toneladas para dar alguma dignidade para a população e ela pudesse comemorar  a passagem de ano, além de liberar várias ruas que estavam tomadas pelo lixo.  Por isso, ainda não completamos todo o secretariado, o que deverá acontecer até o dia 15”, revelou.

“A partir desta quarta-feira (2/1)  estaremos dando início a várias ações  visando melhorar a cidade, com a coleta regular do lixo,
operação tapa- buraco, a contratação em caráter emergencial de funcionários para a Saúde. Também vamos  pagar a segunda parcela do 13 salário. Quero assinar com o Ministério Público (MP) um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para garantir o pagamento do salário dos funcionários das empresas prestadoras de serviço à Prefeitura.  Não fizemos festa para a posse e não poderíamos, com a cidade passando por tantos problemas graves.  No dia 31, fui ao Hospital Municipal Moacyr do Carmo e encontrei somente uma técnica de enfermagem, quando  o efetivo  é de quatro profissionais. Por isso, não vamos fazer festa, vamos trabalhar. Daqui a um ano teremos o que comemorar. Pretendo fazer um balanço dos primeiros  10 dias, depois outro com 100 dias e mais um de seis meses”, disse  o prefeito Alexandre Cardoso.
Solenidade na Câmara

Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado, a solenidade foi presidida pelo novo presidente do Legislativo, Eduardo Moreira
(PT),que destacou o papel do Legislativo na administração de Alexandre Cardoso e a parceria que irão formar.  O novo prefeito ressaltou a importância do vereador junto à população. “ Temos que aplaudir o papel do vereador, pois é a ele que a população da cidade recorrer quando tem algum problema. Sei a importância do vereador e  pretendo trabalhar junto com a Câmara” disse  Alexandre Cardoso.

Para o prefeito o momento é de união do  Executivo com o Legislativo e o Judiciário para tornar Duque de Caxias uma cidade que seja orgulho para sua população. “Como um município com o segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado do Rio, têm 42 escolas interditadas?  Temos uma grande missão pela frente e as dificuldades tornam as vitórias maiores. Vamos vencer este desafio e dar novamente ao caxiense o orgulho e a dignidade de morar nesta cidade.  Tenho muitos sonhos para Caxias e vamos realizá-los” finalizou.

Secretariado

Procuradoria– André Luís Mançano Marques. Nascido em Duque de Caxias, tem 36 anos, é formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Tem Pós- Graduação em Direito Civil pela Universidade Cândido Mendes e especializações em Regulação do Setor Elétrico (Fundação Getúlio Vargas-FGV); Direito da Energia Elétrica (Centro de Pós- Graduação em Direito
da Universidade Cândido Mendes- Brasília), Direito Eleitoral (Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito- CEPAD- RJ) e Formação de Pregoeiros- Presencial e Eletrônico – (Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro- FESP).

 

Administração– Sidney Guerra. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor, Mestre e Especialista em Direito e também em gestão. Professor Associado da Faculdade Nacional de
Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ) e do Programa de Doutorado e Mestrado em Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi diretor do Curso de Direito da UNIGRANRIO, professor convidado das
universidades: Interamericana de Porto Rico, Universidade Católica de Córdoba, Universidade de Burgos e Universidade de Havana.  Advogado e Administrador de Empresas. Procurador Municipal no Rio de Janeiro e Diretor Jurídico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. É ainda autor de vários livros.

 

Governo – Luiz Fernando Couto. Tem 64 anos, é formado em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (UEG- atual UERJ), professor da Faculdade de Direito da UERJ, advogado de Furnas Centrais Elétricas, membro do Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda; diretor da Cia.de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro; diretor da Cedae, consultor de Furnas Centrais Elétricas, consultor jurídico das Empresas Federalizadas da Eletrobras.

 

Educação– Marluce Gomes da Silva, 64 anos, natural de Recife-PE, possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ), graduação em Letras pela Faculdade de Humanidades Pedro II, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Plínio Leite e Mestrado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Atualmente é Professor Adjunto Mestre I da UNIGRANRIO e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Duque de Caxias, onde exerceu a função de Diretora da Escola Municipal Coronel Eliseu, participou do Conselho Municipal de Educação de Duque de Caxias, coordenou a Equipe de Educação Infanto Juvenil na Secretaria de Educação, presidiu a comissão do último Concurso para o Magistério do Município de Duque de Caxias. Atualmente está lotada na Escola Municipal Sergipe.

 

Assistência Social– Cláudia Peixoto, 41 anos, é empresária e contadora. Há 20 anos desenvolve ações nesta área uma política não assistencialista, e sim de resgate e promoção da dignidade cidadã.

 

Defesa Civil– Tenente- coronel Marcello da Silva Costa, 39 anos, bombeiro militar é graduado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros (Esfao-CBMERJ), pós- graduado em Gerenciamento e estratégias nas organizações (FESP); pós- graduado em Administração Escolar (Universidade Gama Filho); cursos de especializações em Avaliação de Desastres (Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional); Curso de Primeira Resposta para Emergência de Produtos Perigosos (Escola de Defesa Civil – EsDEC, pela Office of U.S. Foreign Disaster Assistance – USAID/OFDA – EUA); curso de Gerenciamento de Incidentes Críticos (Academia de Polícia da Louisiana – Baton Rouge – Louisiana – EUA).

 

Desenvolvimento Econômico– Pedro Paulo Novellino do Rosário. Graduado em Engenharia Eletrônica, tem mestrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Metrologia, diretor de Desenvolvimento Industrial da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro.

 

Esporte e Lazer– Gilberto Silva. Ex- deputado estadual é formado em Ciências Contábeis pela Unigranrio.

 

Trabalho e Renda– Ezequiel Domingues Lourenço (Quiel do Canarinho), 46 anos, é contador e foi vereador.

 

Meio Ambiente– Lauricy Fátima Silva de Jesus, 58 anos, formada em Pedagogia (UERJ). Especializou-se em Orientação Educacional, Supervisão e Administração Escolar. Integrou a direção do Sindicato dos Profissionais da Educação (SEPE), foi presidente da Associação Moradores do Bairro Centenário. Também foi membro fundador da Federação das Associações de Moradores de Duque de Caxias (MUB).

 

Saúde– Camilo Lelis Junqueira, 47 anos, é cardiologista, mestre em Cardiologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Doutorando em Ciências Médicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), MBA em Gestão de Saúde pela Coppea/UFRJ, professor de Cardiologia da Unigranrio, e ocupava atualmente a direção do Hospital Mário Lioni, em Duque de Caxias.

 

Serviços Públicos – Tarce Filho.

 

Segurança– Coronel PM Mário Sérgio Duarte. Formado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), foi comandante da Academia de Polícia Militar.

 

Comunicação, Relações Institucionais, Cerimonial– Tatyane Lima.

 

Planejamento, Urbanimo e Habitação- Luiz Edmundo  Costa Leite,  ex- secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem mestrado em Engenharia Ambiental pela West Virginia University (EUA), aperfeiçoamento em Engenharia Sanitária pela University Of Texas (Austin –EUA), é professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *