Home » Duque de Caxias » Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda oferece mais oportunidades para Caxias

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda oferece mais oportunidades para Caxias

unnamedO ano de 2014 começou com boas oportunidades para quem procura emprego ou qualificação profissional em Duque de Caxias. A secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda anunciou que apenas no primeiro semestre o município terá 2340 vagas para os cursos do SENAI, SENAC, SENAR, SEST, SENAT, Pedro II e IFRJ, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No ano passado, a secretaria cadastrou mais de 12 mil pessoas em cursos do programa do governo federal voltados ao público do Plano Brasil sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MET).

A expectativa do secretário Ezequiel Domingues Lourenço é que esse número tenha um bom crescimento neste ano. “Queremos continuar levando oportunidades através dos nossos parceiros aos quatro distritos do município, preparar nossos jovens para o primeiro emprego e qualificar nossos profissionais. Estamos buscando avanços em nossa secretaria e com mais estrutura esperamos beneficiar ainda mais gente. Este ano já conseguimos aumentar o número de vagas para cursos de 800 para quatro mil”, destacou.

Em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (FUNDEC), a secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda encaminhou 200 alunos para os cursos de cortador, traçador e soldador. Outros cursos demandados e ofertados foram os de recepcionista, montador e reparador de micro, auxiliar de cozinha, operador de micro, padeiro e confeiteiro, auxiliar administrativo, soldador, eletricista instalador predial, almoxarife, costureira, camareira em meios de hospedagem, departamento de pessoal, depilador, monitor de recreação e recepcionista em meio de hospedagem.

Além dos cursos de qualificação, o órgão também recebe currículos para encaminhamento para empregos. Em 2013, foram entregues 9600 currículos, sendo quase todos de cidadãos de Duque de Caxias. A expectativa é que esse número seja superado este ano. Em apenas 15 dias, a secretaria já recebeu 320 currículos. Para suprir a grande demanda, a secretaria conseguiu captar 599 oportunidades de emprego junto às grandes empresas do estado do Rio de Janeiro.

As subsecretárias Maria Leide de Oliveira e Candida Helena Machado acompanham diariamente as atividades da secretaria. Maria Leide explica que o “gabinete” montado de segunda a sexta-feira, de 9hàs 12h e de 14h às 17h, na Praça do Pacificador, serve como ponto de informação para população. “Fora os serviços da secretaria, ainda damos orientação em diversas outras áreas para quem passa por aqui. Somos praticamente uma ouvidoria. É o governo junto ao povo”, explicou.

Militar aposentado, Sérgio Murilo Falcão, de 52 anos, aproveitou que estava passando pela Praça do Pacificador, no Centro de Caxias, e se inscreveu nos cursos de eletricista predial, conserto e reparo de computador e soldador. “Não gosto de ficar parado, por isso resolvi me inscrever. Tenho três filhos e sempre incentivo o estudo lá em casa. Acho interessante esse trabalho da Prefeitura. A população precisa de oportunidades de empregos”, disse o morador do bairro pauliceia.

O estande da secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Renda fica na Praça do Pacificador de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e 14h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *