Home » Duque de Caxias » Sesc promove o Dia do Desafio, competição mundial de combate ao sedentarismo, nas unidades da Baixada

Sesc promove o Dia do Desafio, competição mundial de combate ao sedentarismo, nas unidades da Baixada

Sesc promove o Dia do Desafio, competição mundial de combate ao sedentarismo, nas unidades da Baixada

sescA menos de um mês do início da Copa do Mundo, o assunto da hora é o universo esportivo. Neste contexto, o Sesc realiza, no próximo dia 28/5, quarta-feira, o Dia do Desafio, uma ‘competição’ saudável que tem como objetivo combater o sedentarismo através da prática de exercícios físicos ou atividades que façam as pessoas deixarem a preguiça de lado. O evento, que começou no Canadá, é coordenado pelo Sesc em todo o Brasil. O Dia do Desafio faz parte da campanha nacional MOVE Brasil, que pretende aumentar o número de praticantes de esporte e atividades físicas até 2016, iniciativa da qual o Sesc faz parte.

Na Baixada Fluminense, as unidades do Sesc vão ter atividades ao longo do dia, gratuitas e abertas à comunidade. São diversas modalidades esportivas como futsal, tênis de mesa, surf mecânico (fora da água), pilates, taekwondo, caminhada e muitas outras para todas as idades. As crianças também vão contar com atividades de recreação como pula-pula e outros brinquedos infláveis.

Para estimular mais ainda a participação das cidades, a coordenação mundial do Dia do Desafio estabelece uma competição entre cidades do mesmo porte – vence quem consegue atingir, proporcionalmente, um maior número de participantes em relação ao total de habitantes. Independentemente de qual cidade será campeã, neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade e o espírito comunitário. Neste ano, São João de Meriti vai ‘enfrentar’ a cidade de Diadema, em São Paulo, e Nova Iguaçu terá como “opositora” a capital de Rondônia, Porto Velho. Duque de Caxias não está no confronto cidade contra cidade, mas também está mobilizada para fazer o maior número de cidadãos dedicarem uma pequena parte do seu dia ao esporte e à atividade física.

Nesta disputa ganha quem consegue mobilizar o maior percentual de pessoas para a prática de pelo menos 15 minutos de alguma atividade física. É feito um registro da participação de todas as pessoas. O importante é se envolver e se conscientizar da importância de assimilar, para o dia a dia de cada um, o hábito saudável da prática rotineira de exercícios. Este é o fundamento do evento – estimular a prática de exercícios e orientar sobre a forma adequada da realização. Com essa iniciativa, o Sesc mais uma vez se firma como um grande agente difusor de saúde e bem estar no estado, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.

 

– O Dia do Desafio é um dia de conscientização e mobilização da população com relação a importância da atividade física rotineira para a melhoria da qualidade de vida. O objetivo é mobilizar uma grande parcela da população para praticar algum tipo de atividade física por pelo menos 15 minutos. O Sesc cumpre o seu papel social com esta realização e todo mundo ganha: pessoas com melhor qualidade de vida, empresas com menor absenteísmo, cidades com uma população mais saudável. Por isso, participe desse Desafio – convida o gerente de Esportes do Sesc Rio, Sergio Rosenhek.

Qualquer pessoa que fizer qualquer atividade por 15 minutos, no Sesc ou em qualquer outro lugar, pode registrar a participação. Para que a atividade conte neste desafio, é preciso que ela seja registrada pelo telefone 0800-2821946 ou pelo e-mail diadodesafio@sescrio.org.br. A ligação é gratuita. Mais informações em www.sescrj.org.br/diadodesafio. O Dia do Desafio já faz parte do calendário mundial de eventos de diversos países e ganha mais adeptos a cada ano. O Brasil participa desde 1995. Em 2012, no Rio de Janeiro, 82 municípios participaram, mobilizando mais 2,2 milhões de pessoas. O Rio de Janeiro conseguiu grande destaque em 2007, quando foi o único estado que conseguiu a adesão de 100% dos municípios.

PROGRAMAÇÃO SESC DUQUE DE CAXIAS

Horários Atividades
7h e 8h Aulão de pilates
8h, 9h e 10h Aulão de judô
9h e 10h Aulão de taekwondo
9h – 17h Slackline
9h – 17h Surf mecânico (fora da água)
10h – 17h Oficina de brinquedos
14h e 15h Aulão de balé
14h e 15h Aulão de alongamento

 

PROGRAMAÇÃO SESC NOVA IGUAÇU

Horários Atividades
7h – 9h Aulão de hidroginástica
7h30 – 9h Aulão de Tai chi chuan
10h – 12h Desafio de natação
11h – 12h Aulão de hidroginástica
14h – 16h Oficina de circo
14h – 17h Amistoso de futsal
15h – 17h Torneio de tênis de mesa
17h – 19h Desafio de natação
19h – 21h Aulão de hidroginástica

 

PROGRAMAÇÃO SESC SÃO JOÃO DE MERITI

 

Horários Atividades
8h Aulão de hidroginástica
8h e 9h Aulão de ginástica
9h – 12h Oficina de tênis de mesa
9h – 17h Brinquedos radicais
9h – 17h Xadrez gigante
10h Aulão de alongamento
11h Aulão de hidroginástica
13h e 14h Oficina de badminton
13h – 17h Oficina de tênis de mesa
14h30 Aulão de hidroginástica
17h – 20h Aulões de pilates
17h – 20h Aulão de capoeira com roda
18h – 21h Aulão de dança de salão com baile
19h Aulão de hidroginástica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MOVE BRASIL

O Dia do Desafio faz parte da Campanha Move Brasil, uma mobilização aberta para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016, expandir e facilitar a oferta de esporte em todo o Brasil e mostrar às pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso, que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. A campanha busca Movedores, nome dado a instituições, empresas e pessoas que se identificam com o mesmo objetivo. Durante os próximos anos, os Movedores realizarão ações conjuntas relacionadas ao esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social e respeitando os direitos e a diversidade cultural dos brasileiros. A MOVE Brasil foi criada em 2012 pelas seguintes instituições fundadoras: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), os Atletas pela Cidadania, a Autoridade Pública Olímpica (APO) e a Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).


Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *