Home » Notícias » Educação » Programa Saúde na Escola é lançado em Magé

Programa Saúde na Escola é lançado em Magé

O Programa Saúde na Escola foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 15 de maio, para diretores e enfermeiros que participarão ativamente das atividades realizadas dentro das escolas. O programa que já iniciou em fase piloto no município, durante a Semana da Saúde, no mês de março, injetará oficialmente ações em relação a saúde e educação nas unidades municipais.

O evento contou com a presença do prefeito Nestor Vidal, dos secretários de Saúde, Educação e Meio Ambiente, do Representante da OS Global Soluções, Carlos Alberto de Oliveira, da representante da coordenadoria do PSE pela Secretaria de Educação, Marcilene Resende, e pela coordenadora do PSE pela Secretaria Municipal de Saúde, Kaliana Serra.

 

Segundo o prefeito o mais importante é beneficiar o povo através de projetos realizados pelo governo: “O importante é que o principal beneficiado seja o mageense. Não podemos perder programas como esse que vão oferecer benefícios concretos à população” disse Nestor Vidal.

Ações ligadas a verificação da pesagem e medidas, atualização das cadernetas de vacinação, aferição da pressão arterial, identificação de possíveis doenças, realizando o encaminhamento se necessário das crianças aos Postos de Saúde da Família (PSF) no bairro onde moram.

Cada dia uma escola será contemplada com profissionais para a realização das medidas tomadas no programa, até o final do ano, incluindo capacitação de enfermeiros e educadores para avaliação oftálmica nos estudantes, triagem de acuidade visual, avaliação de higiene bucal, e verificação de estudantes sem registro civil, além do encaminhamento para o Conselho Tutelar de crianças com problemas de violência doméstica.

PSE é uma estratégia para a integração permanente dos setores de saúde e educação, com participação da comunidade escolar, envolvendo as equipes de saúde da família e da educação básica para o desenvolvimento pleno das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *