Home » Nilópolis » Escola Municipal de Música: Ensino gratuito de qualidade em Nilópolis

Escola Municipal de Música: Ensino gratuito de qualidade em Nilópolis

A Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto nasceu em 1993, como um projeto piloto da extinta Secretaria de Educação e Cultura. Em 1995 foi legalmente efetivada e reconhecida como escola. Sua sede funcionou na Rua Getúlio de Moura até 18 de Agosto de 2006, quando foi transferida para o Ciep Municipal Professora Stella de Queiróz.

Atualmente a escola está sob a tutela da Secretaria Municipal de Cultura e no CIEP, compartilhado com a Secretaria de Educação, a Escola de Música, ocupa no segundo andar, um espaço amplo e especializado para atender alunos a partir de 7 anos de idade. O curso tem duração de três anos divididos em seis períodos, onde os alunos estudam seis disciplinas. Possui também um curso específico para crianças de 7 a 11 anos, chamado musicalização infantil, onde a criança começa a aprender música em meio a brincadeiras.

Ao todo, os cursos oferecidos são: Teoria Musical, Percepção Auditiva, História da Música, Musicalização Infantil, Prática Instrumental, Canto Coral, Musicalização Terceira Idade, Dança Sénior para Terceira Idade além do Coro da Escola. O contingente atual e de aproximadamente 800 alunos, divididos em três turnos: Manhã, Tarde e Noite.

A escola também ministra aulas para alunos da terceira idade, que recebem uma atenção especial, inclusive, fazem aula de dança sênior para ajudar na coordenação motora e agilizar os movimentos, teoria musical, percepção musical e também fazem prática instrumental. O curso da terceira idade é um pouco mais lento que o curso regular para garantir o aprendizado.

O corpo docente da escola é formado por 31 professores e 7 monitores e a parte administrativa conta com seis funcionários. Todas as atividades são multilaterais, possibilitando a articulação entre os vários elementos que compõe a formação do aluno e sua vivência na musica.

O curso é totalmente gratuito e as inscrições, com vagas limitadas, ocorrem sempre nos meses de Janeiro e Julho, com datas divulgadas nos meios de comunicação. A Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto funciona na Rua José Martins, s/nº, bairro Frigorífico. O horário de funcionamento é das 8:00 às 20 horas, de segunda à sexta. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 3762-8307.