Home » Notícias » Nova Iguaçu: Hospital da Posse realiza dois cursos de aperfeiçoamento para funcionários

Nova Iguaçu: Hospital da Posse realiza dois cursos de aperfeiçoamento para funcionários

Capacitação em BiossegurançaA Secretaria Municipal de Saúde está promovendo cursos e oficinas de aperfeiçoamento e de capacitação para os funcionários do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI). Nesta sexta-feira, 05 de julho, foram realizados os cursos de Suporte Básico de Vida (SBV), ministrado por fuzileiros navais, e de Biossegurança, Segurança do Trabalho e Higienização e Limpeza do Ambiente Hospitalar. O objetivo dos cursos é realizar uma formação continuada dos profissionais e promover o aprimoramento dos serviços prestados na unidade.

O SBV foi ministrado pelos fuzileiros navais suboficial Antônio Luiz Carneiro de Andrade e o cabo Leandro Fontes Rocha para os funcionários da Maternidade do hospital. Durante o curso, os servidores aprenderam como prestar o primeiro atendimento ao paciente vítima de acidente como, por exemplo, abertura de vias aéreas e ver se o paciente está consciente. Esta ação está inseria no Acolhimento com Classificação de Risco da Rede Cegonha, que está sendo implantada no HGNI.

Mariana Cristina Barbosa, 27 anos (a esquerda de touca)

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência, em que mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito à ampliação do acesso, ao acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal, vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto, realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção, acesso ao planejamento reprodutivo, entre outros.

Já o curso de Biossegurança, Segurança do Trabalho, e Higienização e Limpeza do Ambiente Hospitalar foi destinado a funcionários da empresa prestadora de serviço de limpeza do HGNI e ministrado pelo técnico de Segurança do Trabalho, Felipe Rangel, pelo técnico de Enfermagem do Trabalho, Erasto Mota, e pela chefe de recursos humanos da prestadora de serviço, Suzana Cerqueira. O objetivo é ensinar técnicas e manuseio de materiais e equipamentos durante a higienização da unidade, como por exemplo, varrer o chão apenas com pano úmido, uso diferenciado de cor de luvas para limpar superfície e chão, utilização de produtos em destino certo, utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros.

Para a funcionária Mariana Cristina Barbosa, 27 anos, que há três meses trabalha no HGNI, os treinamento serve para atualizar sobre novas técnicas e também para reforçar o aprendizado. “O curso foi ótimo porque reforçou o treinamento que nós recebemos quando começamos a trabalhar no hospital. No dia a dia, a gente acaba fazendo algumas coisas que não estão certas e o treinamento nos faz lembrar as técnicas que devem ser aplicadas. Às vezes surgem coisas novas e precisamos ficar sabendo. Isso é muito bom para o hospital e inclusive para nossa própria segurança, porque lidamos com materiais cortantes, infectantes, então é bom ficarmos sempre atentos”, frisou Mariana.

De acordo com o diretor do HGNI, Dr. Joé Sestello, a orientação do prefeito Nelson Bornier e do secretário de Saúde Dr. Luiz Antônio Teixeira é procurar sempre valorizar os funcionários do hospital e promover cursos de aperfeiçoamento. “Desde o início da gestão do prefeito Nelson Bornier que estão sendo ministrados cursos e oficinas que visam qualificar e aperfeiçoar ainda mais os profissionais que trabalham no Hospital da Possa. Já foram realizadas oficinas de Acolhimento com Classificação de Risco, de Aleitamento Materno, de Biossegurança, entre outras. A orientação do prefeito Bornier e do secretário Luiz Antônio é oferecer um atendimento digno e humanizado à população e valorizar nossos profissionais”, ressaltou Sestello.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *