Home » Notícias » Cidadania » Projeto ‘Reconhecimento Digital de Libras’ é lançado Nova Iguaçu

Projeto ‘Reconhecimento Digital de Libras’ é lançado Nova Iguaçu

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (14/09), na sede do Sindicato dos Químicos do município, o lançamento do projeto “Reconhecimento Digital de Libras” que está sendo implantado em Nova Iguaçu pela prefeitura através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Semdpdef) em parceria com a Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnologia).

O projeto que consiste em desenvolver um tradutor digital de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), caracteriza-se pelo uso da tecnologia para o estreitamento da comunicação entre ouvintes e surdos e tem como objetivo principal a elaboração de um programa computacional que seja capaz de interpretar os sinais na linguagem de sinais através de uma câmera.

Segundo Ana Regina Corbo, professora do Cefet de Nova Iguaçu e idealizadora do projeto no município, atualmente já são reconhecidos 12 gestos na linguagem de sinais, e a intenção é levar  a nova tecnologia a todos. “O projeto é pioneiro no Brasil, É um ganho para todo mundo. Agradeço muito a prefeitura que acolheu muito bem nosso projeto. O município só tem a ganhar’, declarou a professora.

 “Os deficientes auditivos merecem esse respeito de poder se comunicar cada vez mais com a sociedade. Este projeto é importante, pois no auge da era digital em que vivemos, qualquer pessoa pode aprender a linguagem pela facilidade que ele implica. É uma alegria e orgulho sempre que podemos inovar e melhorar a vida de qualquer pessoa com alguma deficiência. A Luta pela igualdade social é diária”, complementou a subsecretaria da Pessoa com Deficiência de Nova Iguaçu, Ana Somma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *