Home » Queimados » Espaço Artesanato em Movimento chega a Queimados

Espaço Artesanato em Movimento chega a Queimados

Uma luta que se arrasta há mais de dez anos está perto de chegar ao seu final. Os artesãos da cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, vão ter a chance de finalmente conseguir a tão sonhada “Carteira do Artesão”, disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Rio de Janeiro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, na próxima quarta( 24), das 9h às 17 horas, no Salão de festas La Bamba (Rua Álvaro Soares, LT 10, QD C, São Roque), uma comissão do “Espaço Artesanato em movimento” vai fazer uma avaliação técnica dos artesãos que, com a aprovação, receberão o documento que dá direito a diversas oportunidades e benefícios.

 

Para participar da avaliação, o artesão deve fazer a inscrição na sede da SEMEC até o dia 23 de junho. Adquirir a Carteira do Artesão, que tem reconhecimento nacional,  dá ao trabalhador o reconhecimento como profissional autônomo, possibilita a sua contribuição com a Previdência Social, permite a emissão de notas fiscais de suas vendas e garante a isenção do ICMS, além de dar direito de participar de feiras nacionais e internacionais, entre outros eventos. O secretário municipal de Cultura, Marcelo Lessa falou da luta dos artesãos para conseguir seu reconhecimento profissional: “Temos várias entidades que trabalham com artesanato aqui em Queimados. Em parceria com o Governo do Estado, vamos dar a chance que eles precisavam para alavancar a carreira”, disse.

 

Feira do artesão

 

A Secretaria de Cultura de Queimados realiza todos os sábados, das 9h às 14h na Praça Nossa Senhora da Conceição, a Feira do Artesão Permanente. Mais de 40 artesãos e artistas locais participaram do evento que conta periodicamente com diversas manifestações culturaisPara o Prefeito Max Lemos, dar oportunidade para os trabalhadores locais, é oferecer oportunidade de vida melhor: “Artesãos são artistas, pessoas diferenciadas. E não vamos medir esforços para melhorar a qualidade de vida e oferecer novas oportunidades. A feira é um sucesso e a Carteira do Cidadão vai abrir novas chances e melhorar a renda destes profissionais”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *