Home » Japeri » Municípios da Baixada recebe serviço de tomografia móvel pela primeira vez

Municípios da Baixada recebe serviço de tomografia móvel pela primeira vez

A população de Japeri, a cerca de 70 km do Rio de Janeiro, poderá utilizar, a partir desta quarta-feira (27), pela primeira vez, o serviço de tomografia computadorizada móvel. Moradores dos municípios de Queimados, Miguel Pereira, Paracambi, Seropédica, Paty do Alferes, Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin também serão atendidos.

O projeto  da Secretaria de Estado de Saúde começou em 2009 e já realizou 56.671 mil exames até o início de junho, atendendo 39.825 pacientes. Atualmente, dois aparelhos estão em funcionamento pelo estado.

O Tomógrafo Computadorizado Móvel (TCM) tem capacidade para realizar 70 exames por dia. A tomografia móvel conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e vestiário para o paciente.

O equipamento realiza um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço do estado e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

A realização de exames em Japeri funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 15h. O equipamento ficará na Praça Olavo Bilac, no bairro Engenheiro Pedreira, até 7 de julho.