Home » São João de Meriti » Meriti no combate contra câncer bucal nos idosos

Meriti no combate contra câncer bucal nos idosos

A Prefeitura de São João de Meriti está promovendo uma campanha para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de boca nos idosos do município cadastrados na subsecretaria da Melhor Idade. A ação começou este mês e acontece uma vez por semana na Unidade Móvel Odontológica, em frente ao Centro Cultural Meritiense, em Vilar dos Teles. O próximo atendimento será na sexta-feira, dia 13, das 9h às 13h.

O serviço é agendado e oferecido aos idosos, através da parceria entre a Melhor Idade e a secretaria municipal de Saúde. “Estamos fazendo o rastreamento de lesões pré-malignas. Os casos com evidências são conduzidos para biópsia, que é feita no próprio município. O paciente com diagnóstico positivo é encaminhado para o INCA e acompanhado durante o tratamento pela equipe municipal do Programa Melhor em Casa”, explicou a Drª Vania do Carmo.

O coordenador do Programa de Saúde Bucal, José Luiz Moreira Melo ressaltou que “a doença é mais comum após os 60 anos, principalmente entre os fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas”. A subsecretaria da Melhor Idade, Marcia Real destacou a importância da ação. “O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”, alertou. A dona de casa, Nadir dos Reis Oliveira, 64 anos, aprovou os procedimentos. “É fundamental viver com saúde”, garantiu.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *